
Alessandra Busatto (à esq.) e Alexandra Carmelino em Aparecida (Foto: Arquivo pessoal)
Nove meses após concluírem o Caminho da Fé de São Carlos até Aparecida (SP), as ciclistas Alexandra Carmelino e Alessandra Busatto retornaram ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida no último fim de semana, mas desta vez pela Rota da Luz.
O trajeto de 211 km começa em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo) e passa pelas cidades de Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba e Roseira até chegar a Aparecida. São aproximadamente 3.143 de altimetria.
- Ciclistas contam como foi pedalar pelo Caminho da Fé pela 1ª vez: ‘grupo unido’
- Ciclista de São Carlos treina forte para fazer o Caminho da Fé pela 1ª vez
- Após enfrentar chuva e frio, ciclista pedala mais de 500 km até Aparecida no Caminho da Fé
Aventura e obstáculos

Ciclistas foram de trem até Mogi das Cruzes (Foto: Alessandra Busatto)
A aventura das amigas começou na sexta-feira (8). Elas saíram de carro de São Carlos às 16h e ficaram paradas na Rodovia Washington Luís (SP-310) por cerca de duas horas devido a um acidente.
Pegaram chuva em Campinas e, em Valinhos (SP), o pneu furou. Ficaram mais uma hora paradas na rodovia até que receberam ajuda de um caminhoneiro, que fez a troca.
Com os atrasos na viagem, elas chegaram em São Miguel Paulista, na Zona Leste de SP, por volta da meia-noite. O trem com destino a Mogi das Cruzes saía às 3h30 da madrugada de sábado (9). Não deu tempo de dormir.

Trajeto de Mogi das Cruzes a Aparecida tem 211 km (Foto: Reprodução/Strava)
O pedal começou às 6h e terminou por volta das 17h30, 111 km depois, na cidade de Redenção da Serra, onde o grupo com 30 ciclistas passou a noite em uma pousada.
Na manhã de domingo (10), as amigas começaram a pedalar às 7h e já encararam 20 km de subida logo no início. Chegaram à Basílica às 14h30.
“Foi um belo treino, com muitas subidas, como o Caminho da Fé”, contou Alexandra. Em julho deste ano, ela, Alessandra e outros amigos farão o Caminho da Fé pela segunda vez partindo de São Carlos.

Medalha da Rota da Luz, trajeto de Mogi das Cruzes até Aparecida (Foto: Arquivo pessoal)

Ciclistas concluíram a Rota da Luz até Aparecida (Foto: Arquivo pessoal)