
Quem pedala pelas trilhas de São Carlos (SP), já deve ter encontrado com Oziel Paula de Melo, conhecido entre os ciclistas como Paulinho, pedalando sozinho ou em grupo.
O aposentado de 60 anos pedala todos os dias. Quando não dá, ele sai a pé mesmo e corre em média 15 km.
Paulinho sempre praticou esportes. Dedicou-se ao atletismo por mais de 20 anos e, quando não deu mais para continuar, migrou para a bike, há 3 anos.
Caminho da Fé

A brincadeira começou nas noites de terça-feira no Pedal Iguatemi, para iniciantes, e depois às quintas nos passeios noturnos organizados pelo Pedala São Carlos.
Desde então Paulinho não parou mais. Devoto de Nossa Senhora, o ciclista já fez até o Caminho de Fé pela primeira vez este ano.
Acompanhado do amigo ciclista Alessandro Gallo e com apoio do Coxinha do Pedala, o percurso durou quatro dias saindo de Águas da Prata.
“Até o fim do ano vou de novo e quero sair de São Carlos. É difícil, mas vale a pena”, disse.
Meta
De janeiro até agora, ele disse já ter pedalado 9 mil km. A meta é fechar 2021 com 15 mil km e superar o ano passado quando chegou a 13 mil km.
Se continuar nesse ritmo, Paulinho vai chegar lá. Segundo ele, somente em junho, ele pedalou 200 km por sábado, fora os demais dias da semana.
“Quem está começando e tem tempo, deve pedalar pelo menos três vezes por semana para acostumar e nos fins de semana aproveitar os pedais mais longos. Tem gente que não pode ir todo dia, então o importante é não parar”, aconselha.
Paulinho integra atualmente o time de ciclistas do Pedala Robinho de São Carlos e disputa provas na categoria máster. As competições estão paradas devido à pandemia da Covid-19.
Deixe um comentário